Saiba quando procurar um especialista em implante dentário
O implante dentário funciona como uma raiz artificial constituída de titânio, um material biocompatível que diminui a rejeição pelo organismo e facilita a sua integração. Pode ser colocado nos ossos da mandíbula ou do maxilar sobre o qual será fixada a coroa dentária. O processo de osseointegração, que consiste na união do implante dentário ao osso, pode levar um período para acontecer, normalmente, demora de 4 a 6 meses.
Em alguns casos, é possível a inserção de uma prótese provisória durante este período para que o paciente não fique com a ausência de algum dente e para não comprometer a estética do seu sorriso.
Em quais situações o implante dentário é recomendado
O especialista em implante dentário, poderá indicar o procedimento em algumas situações, sendo algumas delas:
- Ausência dentária (um ou mais dentes);
- Substituição de dentes que estejam com desgaste;
- Problemas na mastigação, mordida e fonética;
- Melhorar a estética do sorriso;
- Como solução fixa para o problema de ausência de dente.
Geralmente, os pacientes costumam procurar um especialista em implante dentário para melhorar a estética ou quando estes estão em situação ruim e desejam extraí-los para realizar a cirurgia do implante de dente.
Para realizar o procedimento, é necessário que o paciente apresente algumas condições, como por exemplo, bom estado de saúde, gengivas saudáveis e possuir uma estrutura óssea suficiente. Para adolescentes com estrutura óssea ainda em formação, fumantes, pessoas com osteoporose e diabetes não é recomendado realizar o procedimento.
Por que procurar por um especialista em implante dentário
Para averiguar se o paciente possui as condições suficientes e se há necessidade de se submeter ao procedimento cirúrgico é necessário procurar um especialista em implante dentário, pois somente ele está apto para indicar qual o tratamento mais adequado e o tipo de implante. Em alguns casos, o profissional poderá solicitar exames complementares e laboratoriais para um melhor diagnóstico do quadro clínico do paciente.
Certifique-se que o especialista em implante dentário possui a qualificação necessária, somente cirurgiões-dentistas com especialização em Implantodontia e registrados no seu Conselho de Classe estão aptos e capacitados para realizar tais procedimentos.