Procure um dentista especialista em implante
O implante é um tratamento muito utilizado em situação nas quais houve a perda de um ou mais dentes, funciona como um substituo das raízes do dente. É colocado no osso da mandíbula ou do maxilar para que um dente artificial seja colocado sobre ele, conferindo um aspecto bem natural ao sorriso. Normalmente, demora em média de 3 a 6 meses para que o implante seja cicatrizado totalmente antes da colocação do dente definitivo.
Saiba como é realizado o procedimento de implante
O dentista especialista em implante irá avaliar o quadro clínico do paciente, as condições de sua saúde bucal e outros aspectos importantes e necessário para indicar qual o procedimento e o tipo de implante mais adequado. Em alguns casos o dentista especialista em implante poderá solicitar que o paciente realize exames complementares e laboratoriais para melhor análise.
O procedimento cirúrgico, embora simples, consiste em alguns passos principais:
- Após o diagnóstico e análise dos resultados dos exames, o dentista especialista em implante irá extrair os dentes com problema e preservar o que resta do osso;
- Em seguida, irá fixar a peça de titânio que servirá de suporte para a colocação do dente e exercerá a mesma função da raiz;
- Logo após, é colocado um extensor do pino no qual será fixado a coroa.
Lembrando que, para que ocorra a integração total do pino com a arcada dentária é necessário aguardar um período que pode durar em média 6 meses (para os dentes da parte superior) e 4 meses (para os dentes da parte inferior).
Caso haja necessidade de realizar o enxerto do osso é necessário que o paciente aguarde alguns meses até que o organismo se adeque com ele antes da colocação do implante definitivo. Este período varia e é definido pelo dentista especialista em implante.
Quais são as vantagens do implante
O implante se assemelha muito a um dente natural, possuem alta resistência e durabilidade. Além disso, são praticamente imperceptíveis. É um procedimento muito procurado, pois ao preencher o espaço dos dentes ausentes os implantes melhoram a mastigação e a mordida, bem como a articulação da fala. Trata-se de uma ótima opção para pacientes que não querem fazer o uso de aparelhos removíveis.