Veja como realizar uma cirurgia de implante dentário
O implante dentário é dispositivo composto por titânio e tem a finalidade de substituir a raiz, dando suporte a uma prótese. O resultado é a recuperação da função mastigatória, melhoria na fala e melhora na auto estima. A cirurgia de implante dentário é indicado em casos nos houve a perde de um ou mais dentes. Antes de realizar este procedimento é necessário averiguar as condições do osso que está localizado abaixo da gengiva.
Saiba quais o exames necessário antes de realizar a cirurgia de implante dentário
Antes de realizar uma cirurgia de implante dentário é preciso a avaliação de um profissional e realizar alguns exames, sendo dois deles muito importantes:
- Radiografia panorâmica, permite que o dentista avalie a situação do osso e a sua altura;
- Tomografia computadorizada, possibilita a estimação exata da altura e largura do osso.;
- Exames laboratoriais;
Em algumas situações é recomendado exames complementares para avaliar as condições de saúde do paciente.
Como funciona a cirurgia de implante dentário
Na cirurgia de implante dentário, faz-se uso de anestesia, a mesma utilizada no tratamento de cáries. Logo após, é realizada uma incisão com o bisturi para que o cirurgião dentista possa visualizar a área óssea na qual será posto o implante dentário. Em seguida, o implante é colocado e feito a sutura. Terminado o procedimento cirúrgico, é necessário aguardar um período para que os dentes definitivos possam ser colocados. No caso da região superior, o tempo é em torno de três a quatro meses e na parte inferior, cerca de dois meses. Há um outro procedimento empregado conhecido como carga imediata. Neste caso, o paciente realiza a cirurgia na parte da manhã e os dentes provisórios são colocados no período da tarde. Assim, o paciente retorna às suas atividades com o sorriso restaurado sem ter que aguardar o tempo de recuperação.
Porém, nem todos os pacientes podem realizar este tipo de procedimento. Para fazê-lo é preciso que o paciente possua osso em boa qualidade e quantidade, altura e largura suficientes o que pode ser verificado através do exame de tomografia. Além disso, o paciente precisa tomar diversos cuidados após o procedimento cirúrgico para que não force os implantes recém colocados.