O que saber sobre cirurgia de implante de dente
Para quem não sabe, o impante de dente é um cilindro (também chamado de pino) de titânio que é posto dentro do osso abaixo da gengiva e, por cima do implante o dentista coloca o novo dente.. A cirurgia de implante de dente tem como objetivo desempenhar a mesma função da raiz do dente.
Os paciente costumam procurar o dentista nos casos em que o dente esteja com uma estética ruim ou estragados, querendo extrai-los e realizar a cirurgia de implante de dente.
Quais as indicações da cirurgia de implante de dente
A cirurgia de implante de dente é recomendado nos casos em que o paciente perdeu um dente ou no caso se o dente não possui mais condições de ser recuperado e necessita que seja extraído.
Há casos em que o paciente vai ao consultório, por questões estéticas ou com a intenção de recuperar o dente que esteja apresentando algum problema. Dependendo do caso, o dentista irá optar por lentes de contato, por exemplo, ao invés de realizar a extração do dente e a colocação de um implante dentário.
Por isto, é necessário buscar um bom profissional que esteja qualificado e apto para avaliar cada caso e indicar o tratamento mais adequado, atendendo às necessidade de cada paciente e garantindo bons resultados.
Quais as contraindicações da cirurgia de implante de dente
Aos que desejam realizar a cirurgia de implante de dente precisam estar em boas condições de saúde. Caso o paciente apresente algum tipo de enfermidade, como por exemplo, diabetes, pressão alta ou outra doença crônica, mas faça acompanhamento e uso de medicação regular e de forma correta é possível realizar o procedimento sem muitos riscos. Apenas em dois casos a cirurgia de implante de dente é contraindicado:
- Crianças ou jovens que ainda estejam em fase de crescimento ósseo, pois após a colocação do implante e a sua osseointegração, por não mudar mais de posição não acompanha o crescimento da face;
- Paciente que fazem uso de medicamentos específicos da classe dos bifosfonatos, pois este tipo de fármaco inibe a remodelação óssea. Além de estar associado à necrose óssea;
- Pessoas que possuam algumas doenças crônicas como: diabetes ou problemas cardíacos;
- Falta de uma boa estrutura óssea.
Em situações mais específicas, pode ser necessário que o dentista entre em contato com o médico que acompanha o paciente e assim, avaliarem em conjunto quais as melhores opções de tratamento possível.